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MOTIVAÇÃO

O que motiva um professor a candidatar-se ao Global Teacher Prize Portugal?

Partilhar as estratégias que mais gosta e onde vê melhores resultados, mostrar o impacto do seu trabalho que é visível nos seus alunos, obter apoio financeiro para levar ainda mais longe o seu trabalho.


Critérios de seleção

O Júri avaliará as candidaturas com base nos seguintes critérios: 

  • Resultados de progresso de aprendizagem das crianças e alunos; documentados de forma explícita;
     
  • Estratégias de melhoria de qualidade da educação para todas as crianças, independentemente do seu contexto socio-familiar;
     
  • Práticas pedagógicas e metodologias eficazes e transferíveis com potencial de elevar a qualidade da educação de forma sistémica (Por exemplo através do uso de tecnologia ou técnicas inovadoras que podem ser replicadas noutros contextos equiparáveis);
     
  • Reconhecimento da missão e trabalho do docente. O reconhecimento poderá vir dos alunos, colegas, professores, famílias e membros da comunidade em geral - incluindo o governo, organizações da sociedade civil e empresas. Devem ser fornecidos depoimentos por escrito e / ou vídeo (Por exemplo através de prémios ou distinções locais, imprensa local ou publicações, referências ou testemunhos de alunos impactados, pares, diretores de escola, outros);
     
  • Valorização da organização da escola numa perspetiva de cidadania alicerçada no valor da diversidade e interculturalidade, permitindo espaços e oportunidades de participação de todos  (Exemplos podem incluir ligações com o mundo do trabalho ou a comunidade, trabalho em rede com escolas noutras partes do mundo e a promoção de intercâmbios. Ilustre a abordagem na promoção da cidadania global em sala de aula e como define sucesso);
     
  • Impacto da ação docente na comunidade, que proporcionam modelos de excelência para - seja por meio de trabalho social, ambiental ou comunitário, seja por meio de realização desportiva, académica ou cultural (Reconhecimento através dos media, distinções ou prémios da comunidade, palestras, seminários, participação em organizações locais. Ilustre como traz a comunidade para a sala de aula e como define sucesso);
     
  • Fomentar a atratividade da profissão docente e partilha de boas práticas. Contribuições para debates públicos sobre a elevação do nível da profissão docente, seja através da redação de artigos, blogues, participação em campanhas nos meios de comunicação e média social, eventos ou conferências;
     
  • Trabalhos de investigação-ação sobre a prática pedagógica ou modelos de governação, publicados ou que sustentam as decisões da liderança pedagógica (Por exemplo, através do ensino ou tutoria a professores na sua escola ou escola de formação de professores, ilustre e dê exemplos. Exemplos podem ser contributos para o debate público sobre a profissão docente, participações em palestras, produção e publicação de artigos em jornais, blogues, social media, eventos e conferências. Exemplos também podem incluir contributos para elevar o estatuto dos professores na sua comunidade ou no país.).


Todas as partilhas são muito importantes. Às vezes o que para o professor é uma estratégia simples, para outros é uma imensa fonte de inspiração. Na dúvida, candidate-se. Contamos consigo!

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