Skip to main content

Menção Honrosa 2018

MFM
19/02/2020

A estreia em Portugal do Global Teacher Prize Portugal contou também com uma particularidade, a cargo da Fundação Galp, que, em reconhecimento pelo trabalho dos professores, atribui um prémio extra, uma Menção Honrosa. E o trabalho distinguido foi o de Maria Francisca Macedo, professora do Primeiro Ciclo, ensino privado, em Lisboa.

Escreveu a coleção de livros de aventuras O Clube dos Cientistas e desenvolve uma abordagem que parte da Fusão entre a Ciência e a Criatividade: Tudo começa por adotar uma atitude, independente dos alunos ou do contexto, que valoriza a capacidade de criar relações inesperadas entre conteúdos distintos. Passa pela criação de um ambiente quase utópico em sala de aula, assente no respeito e na liberdade, estimulando os alunos a propor hipóteses, experimentar teorias, debater ideias, inventar soluções. Funde as ciências com a literatura e as artes, numa aprendizagem emocional, criativa e apaixonante onde impera a imaginação e a capacidade de se envolver com os assuntos, pluridisciplinarmente.

https://www.fundacaogalp.com/pt/media/noticia/id/812/gtp-portugal-revela-vencedor-da-primeira-edicao-e-mencao-honrosa

Acredita que importa cada vez mais falar a mesma língua, deixar cair os muros dos conteúdos pré-definidos. Não podemos estar a falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua e, até, com a emoção. Se por um lado devemos usar as ferramentas tecnológicas quando estão disponíveis (blogs, quadro interativo, etc), por outro devemos dar um passo atrás e olhar para a forma como a aprendizagem era encarada na época do renascimento: a polimatia, como domínio amplo (e não estanque) de várias áreas do conhecimento, mesmo que aparentemente não relacionadas, ganhará cada vez mais presença. Para além disso, estimular a autonomia, a capacidade de questionar e de empreender, com recurso a ferramentas emocionais e à inteligência prática. Resumindo em poucas palavras aquilo que acredita ser a educação do futuro, seria isto: Polimatia; criatividade; inteligência emocional e prática; empreendedorismo; fascinação; amor; respeito. Os resultados do seu trabalho são amplos e altamente reconhecidos.

IR PARA TOPO