Skip to main content

O PRÉMIO

Global Teacher Prize Internacional

O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, sendo reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países.

Este prémio internacional, não só atribui um milhão de dólares ao vencedor e dinamiza uma rede de professores com todos os 50 finalistas de cada ano.

O Global Teacher Prize Portugal nasce do convite realizado a Afonso Mendonça Reis, promotor do projeto “Inspira o teu Professor” e júri do prémio internacional, para criar uma edição do prémio em Portugal, através da associação que dirige:  As Mentes Empreendedoras. Afonso Mendonça Reis juntou-se uma equipa e da complementaridade das competências profissionais desta equipa e do apoio de todos os parceiros que se juntaram à iniciativa, surgiu o Global Teacher Prize Portugal.

A edição do Global Teacher Prize Portugal atribui um prémio de 30.000 euros ao professor eleito em cada ano, com o objetivo de valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do nosso país e de cada comunidade onde está inserido. 

O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (regular ou outros). 

O Global Teacher Prize Portugal foi criado também para partilhar saberes e trazer o assunto “Educação” para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um para criar novas respostas aos desafios que se apresentam.

Investir na educação das nossas crianças impacta todos os quadrantes da sociedade, a qualidade de vida das famílias e ajuda a criar uma sociedade próspera e sustentável.

Cada professor, como protagonista da educação, tem diariamente em mãos a possibilidade de fazer a diferença, e a esta acresce uma imensa responsabilidade.

Numa época frutuosa em mudanças de paradigmas é preciso inovar e criar novas respostas na educação das nossas crianças.

O desenvolvimento é inevitável, mas o caminho a percorrer terá de ser construído com o contributo de todos. Os professores têm, seguramente, um forte e difícil papel na descoberta de novos caminhos que sirvam as necessidades atuais. 

Portugal, para além de querer destacar os seus professores a nível mundial, quer ainda premiar e destacar, a nível nacional, todos os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas.

Para implementar o prémio em Portugal contamos com o apoio da Fundação Galp e da Delta Cafés que, no âmbito das respetivas missões de responsabilidade social, financiam o projeto como parceiros e ainda com a TVI, a Rádio Comercial, o Observador e a Federação Portuguesa de Futebol, que também se associaram ao projeto apoiando a sua divulgação.

Como apoios contamos também com a GFK, a Cision, a Strongnet e com a PwC, que audita as candidaturas.
 

IR PARA TOPO